PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO :
2013
1-Histórico
da Escola
A Escola
Municipal “Senador Lúcio Bittencourt”, foi criada por ato publicado em MG de
26-01-1956 e instalada em 17-02-1956, com o nome de Escolas Reunidas “Senador
Lúcio Bittencourt” que veio da SEE Secretaria de Estado da Educação, no ato da
publicação, tendo sido a primeira escola pública do município e instalada em
sua nova sede, o grupo escolar, onde atualmente funciona a E. M. Dalila Lopes
da Silveira. A primeira diretora foi a Sra. Helena de Faria Guimarães, a escola
funcionava em dois turnos, matutino e vespertino. Em 1966 a referida escola
passou a funcionar em novo prédio construído pelo então governador Magalhães
Pinto, situado a Rua Getúlio Aguiar, nº. 133, ficando a sede antiga para o Ginásio
Estadual, criado nesta ocasião. A demanda de matrículas cresceu muito e o
prédio não comportava todos os alunos e assim algumas turmas da Escola Lúcio
Bittencourt funcionava então na sede do Ginásio que tinha suas turmas no turno
da noite. Em 1981 foi inaugurada a nova sede da Escola Estadual “Senador Lúcio
Bittencourt” na Rua Papoula nº. 491 em prédio moderno e que passou a atender
com conforto e segurança as turmas do 1º ano primário. Em 1985 estando a escola
com salas muito cheias, e não comportando mais a demanda de matrículas, a
Superintendência Regional de Patos de Minas a qual pertencia as escolas do
município de Serra do Salitre na época, desvinculou algumas turmas que passaram
a pertencer a Escola Estadual de Serra do Salitre no turno da manhã, passando
esta escola a atender também turmas do
1º ao 4º ano. Em janeiro de 1998, a escola foi municipalizada, ou seja,
passando a pertencer ao município em 31-01-1998.
2 -
Identificação da Escola
Nome da Escola : Escola Municipal “Senador Lúcio
Bittencourt”
Endereço : Rua Papoula Nº 491 Bairro das Flores.
CEP 38760 000 – Serra do Salitre - MG
Telefone (34) 3833 1357
Localização : Urbana
Código : 31 19 929 0
Superintendência Regional de Ensino de
Patrocínio MG
Níveis e
Modalidades de Ensino Ministrado :
*Educação Infantil
*Ensino Fundamental : 1º ao 5º Ano
*Educação de Jovens e Adultos
Fluxo
Escolar :
Matrícula Inicial : ..... alunos
Matrícula Final :
Evasão :
Defasagem de Idade :
Número de alunos transferidos :
·
Dados registrados até 10 de fevereiro de 2013
Direção da
Escola
Diretora :
Nome : Arlene Maria Alves Luiz
Endereço: Fazenda Cava
CEP : 38760 000 – Serra do Salitre MG
Telefone : (34) 9801 4730
Vice- Direção :
Nome : Simone
Maria Quitéria
Endereço
: Rua Tupinambás, 155
CEP : 38760 000 – Serra do Salitre MG
Telefone: (34) 9941 0789
3 – Missão da
Escola :
Ensinar e educar buscando uma cultura de sucesso no processo
ensino/aprendizagem e uma formação básica do cidadão, tendo como meios básicos
o domínio da leitura, da escrita, do cálculo , a aquisição de conhecimentos , habilidades e a formação de atitudes e
valores.
Portanto , a educação focaliza as
potencialidades do indivíduo num trabalho
que visa tirar ou extrair do
próprio educando o que ele traz
originalmente consigo , respeitando
sua individualidade de construção
do conhecimento.
4-
Justificativa :
Todo o corpo administrativo, pedagógico, docente, funcionários e
pais procuram integração ,
socialização , sucesso e
ajustamento pleno dos alunos de
modo a assegurar o processo contínuo rumo a formação de cidadãos de bom
caráter.
5- Objetivos
Gerais :
*Criar
condições de envolvimento
dos vários segmentos comunidade
escolar, com amor , comprometimento, motivação, criatividade visando a
melhoria do rendimento e qualidade do corpo discente.
*Criar espaço físico adequado para melhoria do
desenvolvimento do trabalho do corpo discente
.*Atender as necessidades da escola, com relação as
condições físicas e pedagógicas adequadas.
6 – Currículo
e Programas :
Tendo como objetivo a formação
básica do cidadão , envolvendo aspectos
: físico , psicológico , intelectual e social
complementando a ação da família e da
comunidade . O currículo terá como base nacional comum complementado por
uma parte diversificada com disciplina “
Literatura Infantil “.
Todas
as disciplinas da
grade curricular visam o desenvolvimento da capacidade de
aprender tendo como
meio
básico:
*A compreensão do ambiente natural e social, do
sistema político, da tecnologia, artes, valores.
*Valorizar
e promover o
desenvolvimento cultural do
educando
*Fortalecimento dos vínculos da família, dos laços
de solidariedade e tolerância humana.
*Domínio da leitura, interpretação, escrita,
interpretação e cálculos matemáticos.
O planejamento é flexível podendo sofrer reajustamento adaptando-se ao
nível de desenvolvimento do educando,
sendo os conteúdos trabalhados e
desenvolvidos de acordo com as
necessidades específicas de cada série /
turma .
7 – Regime de
Funcionamento da Escola:
Educação Infantil :
A Escola Municipal “Senador
Lúcio Bittencourt” ministrará a Educação
Infantil de acordo
com as normas legais vigentes e, devidamente registrado no processo de
funcionamento da Educação Infantil..
Consta o
ano letivo com
200 dias letivos de efetivo
trabalho escolar , com uma carga horária
anual de 800hs . A jornada diária funcionará apenas no período
vespertino de 12:30 às 16:30hs de segunda
à sexta-feira.
Ensino Fundamental :
De acordo com as
normas vigentes, consta o ano letivo de 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar
, com uma car
ga
horária anual de 900
hs sendo
ministrada a jornada diária de
4:30 hs de segunda à sexta-feira e com funcionamento em dois tur-
nos: matutino
de 7:00hs às 11:30 e vespertino
de 12:30 às 17:00hs
A organização das turmas se dará fundamentada
em critérios que garantam o atendimento
aos educando no proces –
so dando ênfase
às atividades escolares realizadas
em salas de aula e em outros
ambientes educativos , desde que
conste a parti
cipação de pelo menos 80% do quadro discente.
Educação de Jovens e Adultos: Ensino Fundamental–1ª
a 4ª Etapa
Terá
seu funcionamento de acordo com
legislação vigente , carga horária
mínima de 420hs ,
sendo 100 dias letivos
em cada etapa , em
horário noturno de 18:00hs
às 22:00hs , com duração de 100 dias
letivos de trabalho escolar em cada etapa .
8- Espaço
Físico , Instalação e Equipamentos :
Possui a E.M.
“Senador Lúcio Bittencourt”, uma estrutura física regular , necessitando de uma
ampliação e reforma para que possa atender
e desenvolver com mais qualidade as atividades escolares.
A escola possui
atualmente :
Espaço Físico :
-
08 (oito ) salas de aula.
-
01(uma) sala para professores
-
01(uma) reforço ou pedagógica
-
01(uma) secretaria
-
01 (uma ) diretoria
-
01(um) banheiro para professores
-
03(três) banheiros para alunos
(feminino)
-
03 (três) banheiros para alunos (masculino)
-
01(um ) pátio coberto (refeitório)
-
01(uma) quadra esportiva coberta
Equipamentos Eletrônicos:
-02(dois) televisores
-01(um) aparelho de vídeo
-01(um)aparelho de DVD
-02(dois) aparelhos de som
com CD
-01(um) retroprojetor
-08(oito) computadores
-02 (duas) impressoras
-02(duas) copiadoras (xerox)
* * 02 (dois) mimeógrafos
9- Formação Continuada dos Profissionais :
A formação
continuada dos profissionais da E.M.”Senador Lúcio Bittencourt”, ocorrerá
através de :
*Reuniões pedagógicas
e ou administrativas sistemáticas
para realização de oficinas pedagógicas, estudo de legislação, troca de
idéias e experiências de atividades propostas(CHS – 02horas)
*Participação em cursos
oferecidos pela S.M.Educação.
*Participação em cursos
oferecidos pela S.R.Ensino de Patrocínio.
* Participação do Município
no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa sob a Portaria Nº 1.458, de
dezembro de 2012. Art. 1º A Formação Continuada de Professores Alfabetizadores
tem como objetivo apoiar todos os professores que atuam no Ciclo da
Alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapa, a
planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências
curriculares e pedagógicas ofertadas pelo MEC às redes que aderirem ao Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e desenvolverem as ações desse
Pacto.
No ano de 2013 os
professores participantes são:
* Suely Aparecida Ribeiro -
professora do 1º ano do Ciclo da Alfabetização.
* Maria Helena Rodrigues de
Castro - 2º ano do Ciclo da Alfabetização.
* Patrícia Bernardes Silva
Rosa - 3º ano do Ciclo da Alfabetização. ( todas no turno vespertino)
Estão recebendo todo apoio
da Escola levando em consideração suas atribuições:
a) dedicar-se ao objetivo de
alfabetizar todas as crianças de sua(s) turma(s) no Ciclo de Alfabetização;
b) analisar os textos
propostos nos encontros da Formação, registrando as questões a serem discutidas
nos encontros posteriores;
c) participar dos encontros
presenciais com os orientadores de estudo, alcançando no mínimo 75% de
presença;
d) realizar em sala de aula
as atividades planejadas nos encontros de Formação, registrando as dificuldades
para debate nos encontros posteriores;
e) colaborar com as
discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e à formação;
f) planejar situações
didáticas utilizando recursos didáticos disponibilizados pelo Ministério da
Educação;
g) aplicar as avaliações
diagnósticas registrando os resultados no SisPacto ou utilizando outra forma
pactuada previamente com seu respectivo orientador de estudo;
h) acompanhar o progresso da
aprendizagem das suas turmas de alfabetização, registrando-o no SisPacto ou
outras formas de registro pactuadas com o respectivo orientador de estudo;
i) avaliar o trabalho de
formação desenvolvido pelo orientador de estudo;
j) participar do seminário
final da Formação Continuada de Professores Alfabetizadores e apresentar relato
de sua experiência.
A escola disponibilizou
espaço físico para encontros, recursos didáticos, informática, xérox, liberação
de módulos formação continuada, liberação para estudos e implementação de
atividades.
10 - Articulação da Instituição/Família/Comunidade
Dentro do contexto social da comunidade a que
pertence a escola, o envolvimento dos pais acontece através de reuniões,
palestras com a finalidade de integrar família/escola. A participação
da comunidade ocorre através da colaboração de profissionais com
efetivação de palestras e desenvolvimento de projetos.
11 –
Avaliação do Desempenho Escolar e Estudos de Recuperação
A avaliação
se desenvolverá de forma diversificada ,
diagnóstica e contínua.Visará a
avaliação :
* Propiciar
ao educando uma retomada
de consciência dos seus
progressos e dificuldades, com acompanhamento de
atividades em sala de aula e extra-classe.
*Uma auto-avaliação do
trabalho docente, permitindo rever e corrigir ações métodos utilizados no
processo ensino/aprendizagem.
*O desenvolvimento de Plano
de Intervenção Pedagógica que te
ve seu início em agosto de
2008,tendo continuidade até este momento de
2013, onde consta todo um trabalho de atividades extra -classe e
contra-turno; trabalho este,efetivado por todo corpo administrativo,pedagógico
e de apoio da escola.
12-
Programação das Atividades Extra-Classe :
Dentre as atividades
extra-classe da E.M.”Senador
Lúcio Bittencourt”
realizadas durante todo o ano letivo destacam-se as seguintes atividades:
*Abertura do ano letivo.
*Comemoração do carnaval.
*Celebração da Páscoa.
*Festa das Mães.
*Dia Cultural/Festa Junina.
*Dia D(apresentação dos
resultados PROEB/PROALFA à família).
*Festa dos Pais.
*Dia das crianças.
*Dia dos professores e
funcionários.
*Desfile cívico comemorativo
(festa da cidade)
*Noite cultural (uma por
ano)
*Encerramento do ano letivo
.
** Em todas as atividades
envolve-se a família e comunidade escolar.
13
- Inclusão na
Grade Curricular e Proposta Pedagógica :
Incluir-se-á de acordo com a lei :
*Lei 11769/2008
art 26
-Ensino de música e arte , que deverá ser trabalhado
de forma integrada ao processo de alfabetização e letramento dos alunos
*Lei 11525/2007
e Resolução SEE1307/2009
-ECA – conteúdo que trate dos direitos das crianças e
adolescentes no Ensino Fundamental, deverá ser ministrado de modo especial ,
nas áreas de Língua Portuguesa,História e Ensino Religioso.
*Lei 10639/2003 e Resolução
SEE 1159/2008
-Temática História e Cultura
Afro-Brasileira e Indígena, desenvolvida em especial,nas áreas de Educação
Artística,Literatura e História Brasileira.
*Prever e orientar conteúdos
programáticos no calendário escolar o dia “ 20 de novembro como Dia Nacional da
Consciência Negra”.
*Lei 15072/2004 art 2º
-Desenvolver atividades
educativas sobre o tema “Educação Alimentar e Nutricional na Escola”.
=> ressalta-se que a
Escola é assistida por profissional habilitado que programa e desenvolve um
cardápio alimentar de acordo com as necessidades dos alunos de acordo com a Lei
18372/2009.
13.1-Temas
Transversais /Conteúdos Comuns e Diversificados :
Complementando as atividades relacionadas à área
cognitiva,desenvolver-se-á atividades que propiciem a construção de princípios
e valores universais e fundamentais à convivência social e afetiva, através de
oficinas, palestras, pesquisas.
-Educação
Ambiental, Educação para o Trânsito,Símbolos Nacionais , de acordo com a Lei
12472/2011
13.1.2-Execução
do Hino Nacional :
Dentro
do contexto de formação integral do aluno, determinada pela Lei 12031/2009 ,
deverá ser executado obrigatoriamente semanalmente, o “Hino Nacional”.
=>
registra-se que a E.M.Senador Lúcio Bittencourt, já executa a referida lei,que
ocorre toda sexta-feira no início de cada turno.
Assinatura dos Funcionários Participantes:
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Serra
do Salitre 10 de fevereiro de 2013
E.M.
“Senador Lúcio Bittencourt”
Serra
do Salitre MG
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